ADORAÇÃO VENTO NORTE MACAPÁ (AP)

Sejam bem vindos!
Comunique-se conosco: ventonorteamapa@hotmail.com

Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SWITCHFOOT - DREW SHIRLEY FALA SOBRE NOVO ÁLBUM DA BANDA

Switchfoot lançou seu oitavo álbum de estúdio (com distribuição no Brasil pela Canzion) em setembro.
A Icônica banda de rock que sempre viveu paralelamente no mundo gospel e secular demonstra a cada álbum como é profunda e relevante em ambos os cenários.
Vice-Verses veio para confirmar esse legado, mostrando uma música incomum através das guitarras, baixo e bateria.
A banda chama esse disco de “a gravação mais ‘cheia de alma’ até o momento”, e eles mal podem esperar para que os fãs vivam essa experiência.
Confira a entrevista com Drew Shirley concedida em um festival em Michigan – USA.
Eles falam de ‘Vice-Verses’, composição, fé e música.

O QUE É ‘VICE-VERSES’ PRA VOCÊ?

Uau. Vice Verses pra mim? Vamos ver. É um álbum muito especial. Pessoalmente, eu sinto que eu me encontro nesse disco e eu acho que a banda inteira também.
Esse é nosso álbum mais “cheio de alma” até hoje. Acho que é o nosso trabalho mais introspectivo, mas também o mais gostoso de ouvir. Acho que essas canções são as mais francas e pessoais que já fizemos. Um produtor nos perguntou assim “Cadê as canções que só o Switchfoot consegue cantar”? Então eu pensei, estamos trabalhando para aperfeiçoar as canções desse álbum mais do que de qualquer outro que fizemos. Musicalmente, focamos mais no baixo e na bateria, uma coisa que não fazíamos antes. Foi como a experiência de se isolar em uma caverna e descobrir o que soava mais certo. Tem algumas canções em que o John (Foremam – vocalista) fala em vez de cantar. Deu um efeito super legal e é um tipo de som diferente para nós.
Essa gravação foi antes de tudo divertidíssima para todos nós. Me explica o que você quer dizer com esse álbum ser “O mais cheio de alma”.
Dark horses” é o primeiro single que o publico está ouvindo. Ele é carregado de histórias de espíritos opressores e há muito a fazer sobre isso. Pensamos muito nas crianças sem teto que temos contato no “Center For Kids” de San Diego, que nós ajudamos a mater.
Há algumas canções que (ele põe a mão no rosto) Deus, a última canção do álbum, “Where’ I Belong” o nome dela. Essa canção me faz chorar ás vezes. É uma canção muito sobre quem nós somos e como procuramos encontrar nosso lugar, não só no mundo musical, mas no mundo em que vivemos como homens.
Há um anseio nesse registro que, eu acho, o Switchfoot está sentindo. Somos conhecidos por deixarmos aquela sensação de reflexão, que faz quem ouve as canções pensar e refletir. Somos uma banda que faz mais perguntas do que dá respostas. Há canções como “Restless” e “Where I Belong” que tem um espírito de adoração muito forte. Manifestam uma busca constante, um desejo intenso de alcançar. “Selling the News” tem muito de comentário social, que é também um tipo de canção que o Switchfoot gosta muito de fazer. E então temos “The War Inside” que é uma musica muito honesta sobre lutar pelo que você acredita, pelo que você é no interior. É uma música que reflete muito nossa alma. Isso é música “cheia de alma” temos um álbum inteiro assim. Quando eu digo que é o álbum mais “cheio de alma” eu acho que é nesse tipo de coisa que estou pensando. Nossas lutas, nossas guerras pessoais estão em aberto neste disco.

O QUANTO VOCÊ ESTÁ ENVOLVIDO NO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DAS LETRAS?

Bom, em uma gravação típica, o John faria a canção em formato acústico e depois mostraria para a banda. Nós a ouviríamos e diríamos o que pensamos sobre ela, arranjos, letras e tudo o mais. O John não é ciumento com as canções que ele começa a compor. A banda é muito colaborativa, todos têm um pouco a dar para que a canção tenha a cara do Switchfoot. Acho que o que eu fiz foi algo muito mais implícito a música e arranjos, a forma de como expressar palavras em sons.
Parece que você é muito conectado com as letras que o John escreve. É sempre esse o caso?
Sim. Várias das canções são sobre o que vivemos juntos, o que pensamos e sentimos na estrada. Se estamos juntos em um carro por vários meses, é natural que saiam canções disso que mostrem a verdade de todos nós. Passamos muito do nosso tempo juntos, às vezes damos entrevistas e depois continuamos as conversas entre nós, surgem muitas canções desse nosso dia a dia. Estamos todo muito ligado as canções pessoalmente.
FONTE: GOSPEL PRIME

SOBRE A BANDA
Switchfoot é uma banda de rock alternativo de San Diego, Califórnia


A banda é formada por: 
Jon Foreman (vocais, guitarra), 
Tim Foreman (baixo,vocal), 
Chad Butler (bateria, percussão), 
Jerome Fontamillas (guitarra, teclados, vocal), e 
Drew Shirley (guitarra).
Conhecidos pelos seus concertos ao vivo bem energéticos. Os três guitarristas na frente do conjunto freqüentemente tocam ao mesmo tempo, tirando um som, simultaneamente, sobre a sensibilidade das composições pop de Jon e rematada pelos arranjos de Jerome no sintetizador que contribui com sua raiz de música industrial para o som da banda, eles criam o "som do Switchfoot"
- um trituração melódica de som de camadas pesadas apresentando uma experimentação eletrônica, e bastante orientada por ataques fortes dos acordes da guitarra; às vezes interpondo com algumas baladas mais suaves ou um som meio espacial também.
O nome "Switchfoot" é um termo do surf. 
"Nós gostamos de surfar e surfamos a vida toda, então para nós, esse nome faz sentido." (Jon Foremanresponde durante intrevista a Jesus Freak Hideout).[1]
Fazem música para pessoas que pensam; com letras tematicamente filosóficas, baseadas em poemas e perspectivas alternativas. Mas também acreditam que a música pode ser aplicada para dois grupos: uma audiência Cristã e a outra audiência que é "secular." Eles tentam agradar dois tipos de audiência ao mesmo tempo.[2]

A HISTÓRIA

O Switchfoot foi fundado em 1996, com a formação de Jon, seu irmão, Tim, no contra-baixo, e Chad, na bateria. Depois de tocar em apenas alguns shows, a banda foi contratada por Charlie Peacock e eventualmente rotulada como uma banda indie pela Re:think Records com o nome atual Switchfoot.
A gravadora produziu os três de seus primeiros álbuns Legend of Chin, New Way to Be Human e Learning to Breathe. Dos três primeiros álbuns da banda o Learning to Breathe foi o mais sucedido. Foi certificado com um disco de ouro da RIAA e foi nomeado ao GRAMMY de Melhor Álbum de Rock Cristão de 2000.
Em 2002, uma das quatro músicas do Switchfoot que fez parte do filme "Um amor para Recordar" foi a "Only Hope" interpretada por Mandy Moore durante uma das cenas. No CD da trilha sonora do filme, Mandy Moore canta essa mesma música em dueto com Jon Foreman. Todas músicas foram incluídas no CD, junto com o cover da Mandy em "Only Hope". O Switchfoot ganhou reconhecimento depois do filme. Esse reconhecimento cobriu seu álbum mais famoso, o "The Beautiful Letdown" que saiu em 2003. Esse vendeu mais de 2.3 milhões de cópias e produziu umas das melhores canções da banda, como "Meant to Live", que foi incluída, logo depois, no CD da trilha sonora do filme Homem-Aranha 2 e, a música "Dare you to Move", que foi um remake de "I dare you to Move" do álbum Learning To Breath e também do álbum de Um Amor Para Recordar.
A música "This is Home" fez parte da trilha sonora do filme Príncipe Caspian, feito pela Walden Media e lançado pela Walt Disney.
Em 2009 lançou o álbum Hello Hurricane no qual segundo divulgado em seu site oficial, foi o ganhador do GRAMMY 2010 como melhor álbum gospel de rock.

INFLUÊNCIAS
É evidente nas suas canções as alusões ao trabalho de filósofos como, Søren Kierkegaard e Agostinho de Hipona, nas canções: "Sooner or Later (Soren's Song)" e "Something More (Augustine's Confession)", respectivamente. "Meant to Live", o sucesso do conjunto, foi inspirado pelo poema de T. S. Eliot, "The Hollow Men",[3] enquanto "Stars", o single do álbum, Nothing is Sound, brevementevê as coisas de uma perspectiva do Descartes, de acordo com Jon.[4]
"Nós nunca nos encaixamos em nenhum tipo de lista de gêneros de música", diz Jon na entrevista dada ao VH1 (rede de TV). Jon acredita que a diversidade da banda é o forte deles. Eles acreditam que extraem tanto do Police e James Taylor, quanto dos Beatles e Stevie Wonder. Nós nunca cabemos em nenhum gênero de música.[5] Compositores como Bono, Bob Dylan e Johnny Cashinspiraram nas letras das canções de Jon.

SWITCHFOOT E MÚSICA CRISTÃ
Switchfoot freqüentemente é mencionada como uma banda de rock cristão, em grande parte devido ao envolvimento da banda na cena do rock cristão no início de sua carreira. Mas a banda sempre rejeitou este "rótulo". "Para nós, o que conta é a , não o gênero", diz Jon Foreman. "Nós sempre fomos abertos e honestos quanto a procedência de nossas canções. Para nós, estas canções são para todos. Nos rotular de rock cristão cria uma caixa que se fecha, deixando muitas pessoas de fora, e excluindo-as. Isto não é o que nós queremos fazer. Música sempre abriu a minha cabeça---e isto é o que a gente quer." Conclui Jon.[6]
Como se espera, a letra de Jon evita evangelizar ou fazer declarações exclusivas de Fé, ou ainda qualquer menção de Jesus Cristo; em vez disto, ele questiona o status quo, investigando questões existencialistas através de diálogo socrático[7] no qual ele responde perguntas com mais perguntas, explorando frustrações, ou simplesmente sendo inspirador. Esta maneira de abordar sua audiência resulta freqüentemente neles sendo descritos como uma banda de pessoas que gostam de pensar [8][9]
A poesia de Jon é saudada pelos fãs e críticos do tipo pela sua honestidade sincera, a qual é evidente pela avaliação dele da condição humana, e na disposição dele de não simplesmente abraçar a sua , mas expressar dúvidas também. Como conseqüência, a base dos fans da banda transcende crenças e estilos de vidas diferentes. Como nos dias de sua gravadora indie, eles ainda são distribuidos as lojas Cristãs através da Sparrow Records, portanto ainda estão sendo apresentados nas rádios e paradas de sucessos Cristãs, como também são presenteados com o Dove Awards, apesar de que eles assinaram (contrato) com a Columbia Records, uma gravadora do mercado da corrente principal. "(Ter assinado com a Columbia) foi uma realização de algo que nós queriamos desde o início," Jon explica. "Quando nós assinamos (o contrato) com Re:think Records (uma gravadora independente), o objetivo era fazer nossa música chegar a todos. (Mas) quando Sparrow (um selo Cristão) comprou Re:think Records, ficou claro que nossa música não iria alcançar todo mundo. Como um Cristão, eu tenho muito a dizer dentro das paredes da igreja. Mas também, como um Cristão, eu tenho muito a dizer, igualmente, sobre a vida em geral… Então, para ser capaz de estar na Columbia e na Sparrow nos fez sentir como a realização dos dois lados do que a gente tinha a dizer. É um sonho que se tornou realidade ser capaz de ter canções que estão do lado de fora da caixa" [10]
Após o lançamento do álbum, The Beautiful Letdown, a banda temporariamente parou de tocar em festivais Cristãos e de dar entrevistas a organizações de princípios Cristãos, visto que eles perceberam que a especulação sobre a Fé deles era uma distração com a música que eles queriam fazer.
Três anos depois, eles retornaram a tocar em festivais Cristãos e até apareceram na capa da revista CCM, algo que eles recusavam fazer por anos (a revista originalmente chamada, Contemporary Christian Magazine, e após 2007, "CCM" passou a significar: Christ. Community. Music, pois o editor acreditava que o primeiro nome seria ofensivo).


MEMBROS
§  Jon Foreman - Vocal e Guitarra (1997-);
§  Tim Foreman - Baixo (1997-);
§  Chad Butler - Bateria (1997-);
§  Jerome Fontamillas - Teclado e Guitarra (2001-);
§  Drew Shirley - Guitarra (2003-).


DISCOGRAFIA:


ÁLBUNS DE ESTÚDIO 


§  Vice Verses (2011)


EP
§  Switchfoot: Live - EP (2004)
§  Oh! EP (2006)
§  Eastern Hymns for Western Shores (2009)


COMPILAÇÕES
§  The Best Yet (2008)


AO VIVO
§  Best of Bootlegs Vol. 1 (2008)


SINGLES
§  Meant To Live do álbum The Beautiful Letdown (2003)
§  Dare You To Move do álbum The Beautiful Letdown (2004)
§  This is Your Life do álbum The Beautiful Letdown (2004)
§  Stars do álbum Nothing is Sound (2005)
§  We Are One Tonight do álbum Nothing is Sound (2006)
§  Oh! Gravity do álbum Oh! Gravity (2006)
§  Rebuild feito para instituição Habitat for Humanity (2007)
§  Learning to Breathe (a walk to remember) do álbum Learning to Breathe


VIDEO CLIPES
§  Chem 6A do álbum The Legend of Chin (1997)
§  New Way To Be Human do álbum New Way To Be Human (1999)
§  You Already Take Me There do álbum Learning To Breathe (2000)
§  Meant To Live do álbum The Beautiful Letdown (2004)
§  Dare You To Move do álbum The Beautiful Letdown (2004)
§  I Dare You To Move do álbum Learning To Breathe (2005)
§  Stars do álbum Nothing is Sound (2005)
§  We Are One Tonight do álbum Nothing is Sound (2005)
§  Oh! Gravity do álbum Oh! Gravity (2006)
§  Awakening do álbum Oh! Gravity (2006)
§  This is Home música composta para o filme Príncipe Caspian (2007)
§  Mess of me do álbum Hello Hurricane (2009)
§  The Sound (John M. Perkins' Blues) Hello Hurricane (2010)


DVDs

§  Switchfootage (2003)
§  Live in San Diego (2004)
§  The Beautiful Letdown (2004)
§  Feet Don't Fail Me Now (2005)
§  Nothing is Sound (2005)
§  Switchfootage 2 (2006)

TURNÊ NA AMÉRICA LATINA

Em 2010 a banda faz pela primeira vez uma turnê pela América Latina. Switchfoot passou pelo Brasil em Setembro nas cidades de São Paulo ,Ribeirão Preto e Goiânia. A turnê também passou pela Costa Rica, Guatemala, Colombia e Argentina.


PRÊMIOS
Orville Gibson Guitar Awards H.
§  2001: Les Paul Horizon Award para o guitarrista mais promissor - Jon Foreman
§  1997: Novo Melhor Artista
§  2006: Prêmio de Impacto "para comemorar o sucesso e a influência de suas canções na corrente principal da música rock " - Jon Foreman
§  2006: lista Top 50 da música mais executada de 2005 - "Dare You to Move"
§  2004: Melhor música de Rock gravada do Ano - "Ammunition"
§  2004: Álbum de Rock/Contemporâneo do Ano - The Beautiful Letdown
§  2004: Melhor música de Rock Contemporâneo gravada do Ano - "Meant to Live"
§  2005: Artista do Ano
§  2005: Clipe do ano - "Dare You to Move"
§  2005: DVD do ano - Live In San Diego
§  2005: Melhor música de Rock/Contemporâneo do Ano - "Dare You to Move"
§  2006: Clipe do ano - "Stars"
§  2011: Melhor álbum Rock/Rap Gospel cd Hello Hurricane
§  1997: Novo Melhor Artista
§  2001: Melhor Artista Pop
§  2001: Melhor Álbum Pop - Learning to Breathe
§  2002: Melhor Artista Alternativo Adulto
§  2003: Melhor Álbum Pop - The Beautiful Letdown
§  2003: Álbum do Ano - The Beautiful Letdown
§  2004: Canção do Ano - "Dare You to Move"
§  2006: Artista do Ano
§  2007: Álbum do Ano - Oh! Gravity
§  2010: Álbum do Ano - Hello Hurricane
§  2011: Artista do Ano
§  2009: Melhor Artista cristã

CURIOSIDADES

§  Atualmente, a música "Dare You to Move" foi cantada na semifinal da 7ª temporada do programa "American Idol", por David Cook, um vencedor no Reality show, e também uma música feita para o filme "The Chronicles of Narnia: Prince Caspian" chamada "This Is Home"
§  A música "Dare You to Move" também pode ser ouvida no episódio 08 da 1ª temporada de One Tree Hill, quando o Nathan a Haley dão o seu primeiro beijo.
§  O Switchfoot foi objeto de inspiração para o livro "Sangue de Anjos", segundo seu autor, Reed Arvin.

LIGAÇÕES EXTERNAS

O Commons possui multimídias sobre Switchfoot

REFERÊNCIAS

1.  "Switchfoot aprende a respirar" - publicado em 25 de Setembro de 2000 (visitado 9 de Agosto de 2006)---em Inglês
3.  Histórias das canções de Jon Foreman - (visitado em 9 de agosto de 2006---em Inglês)
5.  Entrevista ao VH-1, publicado em Inglês. (Visitado em 28 de maio de 2008).
6.  Switchfoot steps toward stardom - Portal do Jornal: The Boston Globe, pag.2, publicado em Inglês, em 9 de Janeiro de 2004 (visitado em 9 de Agosto de 2006)
9.  Da turnê Nothing is Sound - publicado em Inglês, em 3 de Outubro de 2005 (visitado em 9 de Agosto de 2006)
10.             Switchfoot, 11/06 - Intrevistas com a revista: Christian Music Today - publicado 27 de Novembro 2006 (visitado 27 de December de 2006)

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário: